terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Os 10 melhores livros lidos em 2013

Com esse ar de fim de ano e minha volta a esse universo dos blogs, venho trazer algumas listas das coisas com que me envolvi esse ano (na realidade serão três listas: livros, filmes e séries), acho importante compartilhar com vocês essas informações, já que estes muitas vezes influenciaram diversos textos postados por aqui.
Inicio então essa “trilogia” com os meus 10 livros favoritos desse ano (2013 obviamente):
10. Manuscrito encontrado em accra: Foi  o último livro que li enquanto estava na vida árdua de estudante (pois agora, alegremente, estou de férias e esperando ansiosamente meu 2º ano) e digo que foi um tapa na minha cara. Paulo Coelho é realmente um grande sábio, digo e repito sem medo: aprendi MUITO com os ensinamentos contidos nessa obra.
9. Toda Poesia: 2013 foi um ano em que mergulhei em poesia, foi um contato muito prazeroso com muitos poemas, muitos escritores destes e digo que foi maravilhoso. Para simbolizar isso escolho “Toda Poesia” do lindo, amado, perfeito Leminski. Um livro que me fez viajar muito, acendeu meus sentimentos e me mostrou novamente que a literatura, principalmente a poesia nacional é potente.
8. Jogos Vorazes: Estranho ele ficar em 8º lugar, mas tenho meus motivos... Gostei bastante da obra, mas comparado à “Em Chamas” deixou um pouco a desejar. Mesmo assim, eu amei a história de uma maneira que, meu Deus, fazia tempo que uma trilogia não me marcava tanto!
7. Snuff: Todos que me conhecem sabem o amor que tenho pelo Chuck Palahniuk e “Snuff” foi um livro que, caramba, me prendeu muito e como quase todos livros dele, me fez viajar horrores. Devorei essa maravilha e sinceramente, ela me fez amar mais ainda o querido Chuck.
6. Condenada: Mais um livro do Palahniuk, na realidade ele vai ser o autor com mais obras nessa lista haha. Juro que me senti com 13 anos lendo esse livro, me descreveu, descreveu meus treze anos e minhas transformações. Fique paralisado com o final e sinceramente, no momento em que li a parte que cita alguns grandes da história, caí da cadeira onde estava, foi realmente uma leitura maravilhosa e adorada. Tem um espaço muito importante na minha estante.
5. Os homens que não amavam as mulheres: Confesso que li o livro antes de ver o filme e não me arrependo. Esse livro me prendeu de uma forma tão estranha que não consigo explicar. Vejam a cena: Eu em semana de provas e trabalhos ainda ajudando na organização da festa junina da minha escola e iniciando o processo de criação do roteiro de “Eu Marla S., 18 anos alienada e consumista” consegui ler esse livro em apenas 15 dias. Acreditem, foi uma coisa que me deixou totalmente surpreendido, assim como o final dessa trama. Eu me apaixonei.
4. A menina que brincava com fogo: A sequência de “Os homens que não amavam as mulheres” não ficou para trás, eu perdi o fôlego com cada página, com cada capítulo, com cada linha dessa obra. Estou apenas louco para ler o último volume da trilogia mais perfeita que li na minha vida.
3. Chegamos ao ponto complicado... Mas em 3º lugar terei que criar uma coisa estranha, um 3.1 e um 3.2 pois tenho dois livros que devo colocar nessa posição. São eles: Laranja Mecânica e Mate-me por favor, volume 1. Foram dois livros que cortaram minhas veias, tamparam meu nariz e furaram meus olhos. EU OS AMEI, SINCERAMENTE GANHARAM MEU CORAÇÃO.  São livros como esses que eu preciso na minha vida, são livros como esses que conseguem mudar alguma coisa dentro da minha cabeça. Eu os amei e não tenho do que reclamar.
2. As vantagens de ser invisível: Acho que não tenho nada a dizer sobre ele. Chorei horrores quando terminei e não sabia mais o que fazer, galera... Estou tratando de sentimentos agora, sério. Esse livro despertou a vida dentro de mim, eu sou apaixonado por esse livro, ele é um filho meu. Ah, não tenho o que dizer, eu simplesmente amei.
1. Clube da luta: Não posso dizer nada em respeito. Sabe, a primeira regra do clube *** é que você não fala sobre o ***. Enfim, brincadeiras a parte, vamos ao que importa: MUDOU MINHA VIDA. Clube da luta é quase uma segunda bíblia da atualidade, é um livro sem meio nem fim, é um livro vívido pela eternidade. Sim, foi o melhor dos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário