terça-feira, 16 de julho de 2013

Por quê sociologia?

Amor platônico, mas minha vida se resume à ela: Sociologia.
Quando criança nos é perguntado sempre o que queremos ser quando crescer, e comigo não foi diferente. Era uma irritação, todas as tias e tios perguntando "e aí queridinho, o que você vai ser ein?" e eu, inocente, respondia: "ah, quero ser professor, dono de museu, escritor, ator...", só que isso era sonho de criança (pra minha pessoa) e um dia nós crescemos, caimos no ensino médio e nos deparamos com o triplo de cobrança de antes. "VESTIBULAR, O QUE VOCÊS VÃO SER? ESTÁ PERTO, VOCÊS DEVEM ESTUDAR MAIS E MAIS" e nesse amontoado de faz não faz, me deparei com a sociologia!
No começo do ano, era um máximo ir pra escola... Ah, estudar a noite, uniforme diferenciado, você acaba sendo mais "responsável" era um máximo, mas só pelos cinco primeiros minutos. TODAS as aulas são cansativas, matérias que rodavam e eu não entendia nada, era um caos. E o sono me dominava nas aulas de inglês, biologia, matemática, geografia, português/literatura.... Era o inferno, até chegar a aula que me ganhou com seus pensadores, com seus significativos conteúdos: SOCIOLOGIA!!! Me apaixonei por primeira vista, Comte e sua teoria sobre o positivismo me fez ir ao céu, ao inferno, ao purgatório... Me fez vivo, logo em seguida vieram os outros temas das aulas, Durkheim, Marx, Weber, todos com suas visões próprias e bem construidas do que é uma sociedade, pronto, foi o que faltava para completar a minha certeza que eu queria seguir nesse caminho.
Não foi fácil chegar nessas conclusões, foram alguns meses de pesquisa, leitura e dedicação em outros temas tratados na sociologia para concluir que sim: ela me escolheu. E hoje me digo aprendiz de sociólogo. Mas não é tão fácil quanto parece. Assim como tudo na vida, essa parte da minha escolha profissional teve mas desavenças na familia, amigos, professores etc. Meus familiares me infernizam dizendo que "oh, isso não dá dinheiro, vai serpolicial, ombeiro", os colegas (alguns pois olha, tenho um grande apoio nesse ponto por parte de alguns amigos) já olham torto e os professores, ah, alguns ficam tristes por motivos de: eu não escolhi a matéria deles. Mas relevo tudo isso, aprendi que a vida é minha e não importa o que os outros pensam, quem vai seguir nessa carreira sou eu e quem vai ser feliz ou triste, ah, eu mesmo. Então não me importa quando dizem que morrerei nas margens das estradas vendendo balinha. haha.
Digo que hoje sociologia é a única matéria que me dedico diariamente e que não me canso de estudar, falar, sonhar, pensar, comer etc. E é meu sonho, minha visão de mundo, minhas vontades se resumem na sociologia. E sim, tenho orgulho de dizer que daqui uns anos vocês me verão como sociólogo, tenho orgulho da minha profissão.


Igor Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário